Como estimular a leitura?

O amor pela leitura é tão importante quanto a alfabetização e isso deve ser aprendido na infância. No entanto, despertar essa paixão é muito mais difícil que apenas alfabetizar uma criança.

Aquele velho detalhe que sempre ouvimos, a criança não faz o que é mandada e sim o que ela recebe de exemplo. São verdadeiras esponjas sugadoras de tudo que vivem e presenciam. Então não tem jeito ela precisa do exemplo para gostar. Se os pais e a escola não priorizam a leitura, a criança também não.

Desligue a TV e saia do celular, esses itens são tomadores de tempo, inclusive é o passa tempo predileto da maioria das pessoas “usamos nosso tempo livre assim”, então que tal criar alguns momentos de leitura em vez de ligar a TV e ficar assistindo coisas não planejadas, impostas por uma programação feita para nos “abduzir”.

Crie momentos de leitura

• Reserve momentos seus de leituras para seus filhos quererem também. Discutam e contem sobre a leitura de todos.
  • Na escola, incentive rodas para contação de história e para contarem sobre as leituras e até mesmo levarem livros prediletos para compartilhar.
  • Frequente livrarias e bibliotecas, existem muitos locais com conversas com autores e contações de histórias.
  • Misture tipos de leituras, respeite o gosto do leitor, alie outras atividades como filmes, peças teatrais que retrate livros.

Torne um hábito, mas nunca uma obrigação. A leitura precisa ser divertida para a criança levar a leitura para a vida toda.
A melhor forma de estimular o gosto pela leitura é comprando um livro no qual a criança tenha interesse, assim ela encontrará prazer em ler, melhorando seu vocabulário, sua fala e escrita, para só depois ler por imposição.

Quais são os benefícios da leitura?

A leitura trás muitos benefícios. Provoca sentimentos, leva o leitor ao mundo imaginário, ampliando o conhecimento e a criatividade. Quando se tem o habito e a leitura trás o prazer, o momento de estudo será mais prazeroso também. Além de aprimorar o vocabulário, o raciocínio e a escrita.

Incentivo a leitura: Projeto Livro Viajante do Colégio Sapiência

O projeto Livro Viajante do Colégio Sapiência é uma ideia de levar a leitura da escola para dentro de casa. As turminhas do infantil vai sempre levar o livro para ler com a família e depois contar a experiência para os amigos na escola. A viagem pode ser incrível e inesquecível.

Incentivo a leitura projeto livro viajante

About the author: askinfo