A importancia do sono para criancas e adolescentes

A importância do sono para o aprendizado

A aprendizagem está relacionada ao conhecimento. E se a aprendizagem ocorre a partir da solidez da memória, o sono é fundamental no processo, já que a falta de noites tranquilas de sono além de afetar nossa capacidade de concentração, influencia o humor e nossa disposição e trás um prejuízo no aprendizado em sala de aula.

Como o sono influencia o que aprendemos?

A aprendizagem é uma atividade cognitiva, ou seja, relativo ao conhecimento, ao processo mental de percepção, memória e raciocínio. E se a aprendizagem ocorre a partir da solidez da memoria, o sono é fundamental no processo.

Passamos um terço da vida dormindo, muitos falam “que é uma perca de tempo”. Porém nossa qualidade de vida, nossa longevidade dependem de boas noites de sono. Durante o sono as proteínas são reduzidas para manter ou expandir as redes neuronais ligadas à memória e ao aprendizado. Quando estamos dormindo nosso cérebro manda comandos que liberam hormônios que interferem no bem-estar e nos trás um sono tranquilo.

Sem essas noites tranquilas de sono além de afetar nossa capacidade de concentração, influenciar o humor e nossa disposição, trás um prejuízo no aprendizado em sala de aula. Com isso, podemos dizer que o sono é FATOR FUNDAMENTAL para o aprendizado.

Memoria e aprendizado: fases da memorizacao
Fases da memorização

Efeitos da noite de sono em adolescentes

A qualidade do sono afeta diretamente as funções intelectuais e artísticas de modo decisivo, regulando as forças mentais durante o período ativo do dia e armazenando o conhecimento e as experiências valiosas da pessoa enquanto ela dorme.

Na adolescência, passamos por um atraso no relógio biológico de sono e vigília onde o corpo quer ficar acordado até mais tarde e acordar mais tarde.
O hormônio do sono (melatonina) que é liberado com a diminuição da luz solar fica atrasado nessa fase, o que causa problemas para os adolescentes na escola.

A National Sleep Foundation (organização sem fins lucrativos dos EUA que promove estudos sobre o sono) recomenda que os adolescentes durmam, no mínimo, 8 horas por dia. Segundo pesquisa, adolescentes que dormem menos tempo podem apresentar uma ou mais dessas características relacionadas à alteração do sono e vigília:

  • Sedentarismo;
  • Uso excessivo de computadores, videogames e mídias digitais por mais de 3 horas por dia;
  • Fumam maconha ou cigarros ou consomem álcool;
  • Depressão por pressões acadêmicas.

Você sabia?

Thomas Edison falava muito em noite perfeita, deveria nos fornecer o máximo de energia para um novo dia de trabalho criativo e sem consumir tempo em excesso.
Leonardo da Vinci acordava antes do resto da humanidade, mas reservava quinze minutos de sono a cada duas horas. O pintor conseguia assim encarar seus desafios com a mente descansada.
Albert Einstein determinou ser a luz a única constante do universo, mas gostava mesmo era de penumbra. Ele dormia dez horas por noite e, a cada ideia nova, se premiava com uma hora extra na cama. Podemos ver que os três gênios buscavam uma boa rotina noturna capaz de prover combustível a suas mentes brilhantes. Hoje a medicina está explicando os efeitos notados por Thomas Edison, Leonardo Da Vinci e Albert Einstein.

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