Educação e inteligências múltiplas
A sociedade moderna exige a produção de pequenos gênios valorizando o aspecto cognitivo, o QI do indivíduo. Para atender essa demanda, as escolas formam pessoas que passam de ano e são aprovadas no Saeb ou Enem. Mas, e quando o aluno não se enquadra no ranking da sociedade? Ele está fadado ao fracasso e sofrimento? Quantas crianças não se encaixam neste perfil?

Os vestibulares, infelizmente, desprezam as inteligências múltiplas de cada indivíduo. As habilidades únicas e específicas que te auxiliam na escolha profissional são ignoradas por um modelo de prova. Ainda, há crianças que apresentam um QI acima da média com excelente capacidade cognitiva e mesmo assim têm um baixo desempenho escolar.

Toda pressão para serem “os melhores” faz com que desenvolvam baixa autoestima, depressão, ansiedade, cansaço, estresse e todo tipo de patologia. Enaltecer apenas os vencedores estimula o individualismo e a competição.

Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.
Paulo Freire

Alunos na sala do Colégio Sapiência
Do que depende o sucesso na vida?
20%INTELIGÊNCIA COGNITIVAMedida pelo QI está relacionada ao desempenho cognitivo do indivíduo, da sua capacidade de aprender conteúdos.
80%INTELIGÊNCIA EMOCIONALRelacionada ao sentimento e caráter. Capacidade de se automotivar, focar, trabalhar em equipe, lidar com frustrações.

Se 90% das pessoas são demitidas por questões comportamentais, quantos profissionais brilhantes surgiriam se desde crianças aprendêssemos a lidar com nossos sentimentos e como externá-los?

Diferencial da nossa escola
AULAS PROJETO

Pensando na inteligência emocional como parte fundamental na formação da pessoa, o Colégio Sapiência ministra as aulas “Projeto”. As aulas “Projetos” visam preparar estes jovens para a vida de forma preventiva, ofertando lições que modelem os circuitos emocionais e sociais: criam vínculos afetivos com alunos e professores e a afetividade está entrelaçada com a aprendizagem. Falam a respeito dos seus sentimentos, aprendem a escutar o outro e não impor suas vontades, a controlar seus impulsos, resolverem conflitos e desenvolverem autoestima, confiança, determinação (para não desistirem dos seus sonhos) e a empatia (aprendem a se colocar no lugar do outro). Assim competentes emocionalmente levarão vantagem em qualquer setor da vida, tendo efeito determinante na formação da sua personalidade, tomando decisões sensatas tão necessárias para manter a vida em equilíbrio.
Através destas habilidades há uma melhoria considerável no desempenho acadêmico e desta forma desenvolvemos plenamente o ser humano, fomentando competências além dos conteúdos escolares.

Aula Projeto no Colégio Sapiência

Colégio Sapiência

Cada ambiente da escola é pensado para, além do desenvolvimento estudantil, favorecer o equilíbrio emocional e valorizar os sentimentos afetivos.

Recepção da escola, salas de aula e quadra poliesportiva do Colégio Sapiência

Salas de aula

A partir do Jardim I os alunos passam a frequentar salas de aula temáticas: de português, natureza e sociedade, arte e matemática. São ambientes com materiais pedagógicos e decoração pertinentes a cada disciplina, despertando o gosto pelo aprendizado e evitando a monotonia.
Número de alunos limitados (20/sala) que contribui para a construção de uma proposta de educação de qualidade.

Atividade na sala de aula infantil do Colégio Sapiência

Laboratório, sala de artes, biblioteca

Laboratório e sala de artes para aulas práticas e biblioteca para todos os alunos da escola.

Atividade na sala de aula do Colégio Sapiência

Berçário

Amplo espaço físico, dividido por faixa etária, optamos pelo piso laminado, pois os bebês necessitam de estabilidade para andar, além de proporcionar conforto em qualquer temperatura e ser hipoalergênico. Trocadores, paredes revestidas com espumados, cestas individuais para dispor os pertences de higiene dos bebês, berços padronizados e solário.
Os pais tem livre acesso a escola, entregam e retiram o bebê diretamente no berçário, facilitando o diálogo e fortalecendo o vínculo de confiança com as berçaristas.

Crianças do berçário na brinquedoteca do Colégio Sapiência

Alimentação

A obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras, por isso é muito importante pensar em alimentos saudáveis. Temos o compromisso de oferecer uma alimentação saudável, sucos naturais e frutas, tudo feito e servido com muito carinho em nossas cozinhas.

CANTINA & RESTAURANTE

Temos parceria com a empresa Cartão Lanche Electron, se trata de um cartão pré-pago que é utilizado no restaurante e na cantina pelos alunos, permitindo que os responsáveis acompanhem diariamente os gastos e consumo através do site do cartão. Caso tenha interesse solicite o valor e formulário de adesão via agenda.