METODOLOGIAS DE ENSINO

Colégio Sapiência

A sociedade moderna impôs a necessidade de produzir pequenos gênios, valorizando principalmente o aspecto cognitivo e o QI de cada pessoa. Para atender essa demanda, as escolas formam alunos com foco no vestibular e ENEM. Mas, e quando o aluno não se enquadra no ranking da sociedade? Ele está fadado ao fracasso e sofrimento? Quantas crianças não se encaixam neste perfil?

Fornecer só memorização aos alunos significa apenas verificar se eles conseguiram decorar as informações. No entanto, se eles não forem capazes de reconstruir e aplicar o que aprenderam de forma significativa, não há um verdadeiro processo de aprendizagem. O objetivo deve ser o desenvolvimento de habilidades e competências, dando sentido ao conhecimento adquirido e colocando o aluno no centro do processo educacional.

Os vestibulares, infelizmente, desprezam as inteligências múltiplas, as habilidades únicas e específicas que auxiliam na escolha profissional são ignoradas por um modelo de prova. Ainda, há crianças que apresentam um QI acima da média com excelente capacidade cognitiva e mesmo assim têm baixo desempenho escolar.

Como a escola pode ajudar?

Através de metodologias que contemplem as inteligências múltiplas, como as metodologias ativas, cujo os estudantes são colocados no centro  do processo de ensino aprendizagem, explorando o conteúdo abordado de diferentes maneiras, tais como rotação por estações, que contempla todos os tipos de aprendizagem: auditiva, cinestésica, visual, escrita e leitura.

Sala de aula invertida, o aluno assiste em casa um vídeo ou lê o texto indicado, assumindo a responsabilidade pelo estudo teórico e na sala de aula realiza atividades e desafios, praticando o pensamento complexo com a intervenção do professor mediador, e a aprendizagem baseada em projetos, onde através de situações problemas, os alunos desenvolvem a cooperação, trabalho em equipe, autonomia, reflexão, pesquisa, criatividade, pensamento crítico e discussão.

Enaltecer apenas os vencedores estimula o individualismo e a competição.

Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.

Paulo Freire

Do que depende o sucesso na vida?

INTELIGÊNCIA COGNITIVA
0 %

Medida pelo QI está relacionada ao desempenho cognitivo do indivíduo, sua capacidade de aprender conteúdos.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
0 %

E outros fatores como: “autoconsciência, autocontrole, consciência social e habilidade de gerenciar relacionamentos, se traduzem em sucesso profissional”. Daniel Goleman

Portanto é fundamental que os estudantes desenvolvam a capacidade de se automotivar, focar, trabalhar em equipe e lidar com frustrações. Se 90% das pessoas são demitidas por questões comportamentais, quantos profissionais brilhantes irão surgir se desde criança aprendêssemos a lidar com nossos sentimentos e como externá-los?

projetos

Como a escola pode ajudar?

Pensando na inteligência emocional como parte fundamental na formação integral do ser humano, o Colégio Sapiência ministra as aulas “Projeto”,  visando preparar os jovens para a vida de forma preventiva, oferecendo lições que modelam os circuitos emocionais e sociais. Os alunos relatam a respeito dos seus sentimentos, aprendem a escutar o outro e a controlar seus impulsos, desenvolvendo sua autoestima, confiança e determinação, para não desistirem dos seus sonhos e a empatia, aprenderem a se colocar no lugar do outro. Assim, competentes emocionalmente levarão vantagem em qualquer setor da vida, tendo efeito determinante na formação da sua personalidade, tomando decisões sensatas tão necessárias para manter a vida em equilíbrio. Através destas habilidades há uma melhoria considerável no desempenho acadêmico e desta forma desenvolvemos integralmente o ser humano, fomentando competências além dos conteúdos escolares.

VENHA NOS VISITAR!

Se você busca um colégio que vai além do ensino tradicional, que valoriza a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, o Colégio Sapiência é a escolha certa. Junte-se a nós nessa jornada de aprendizado e descobertas. Para mais informações, entre em contato e descubra como podemos ajudar a transformar o futuro do seu filho. Venha fazer parte da família Sapiência, onde cada pequena atitude faz uma grande diferença!

 

© 2023 Colégio Sapiência – Todos os Direitos Reservados – Site Criado por MB Produz Digital