Leitura, Noticias

O amor pela leitura é tão importante quanto a alfabetização e isso deve ser aprendido na infância. No entanto, despertar essa paixão é muito mais difícil que apenas alfabetizar uma criança.

Aquele velho detalhe que sempre ouvimos, a criança não faz o que é mandada e sim o que ela recebe de exemplo. São verdadeiras esponjas sugadoras de tudo que vivem e presenciam. Então não tem jeito ela precisa do exemplo para gostar. Se os pais e a escola não priorizam a leitura, a criança também não.

Desligue a TV e saia do celular, esses itens são tomadores de tempo, inclusive é o passatempo predileto da maioria das pessoas “usamos nosso tempo livre assim”, então que tal criar alguns momentos de leitura em vez de ligar a TV e ficar assistindo coisas não planejadas, impostas por uma programação feita para nos “abduzir”.

Crie momentos de leitura

• Reserve momentos seus de leituras para seus filhos quererem também, discutam e contem sobre a leitura de todos.
  • Na escola, incentive rodas para contação de história e para contarem sobre as leituras e até mesmo levarem livros prediletos para compartilhar.
  • Frequente livrarias e bibliotecas, existem muitos locais com conversas com autores e contações de histórias.
  • Misture tipos de leituras, respeite o gosto do leitor, avalie outras atividades como filmes, peças teatrais que retratam livros.

Torne um hábito, mas nunca uma obrigação. A leitura precisa ser divertida para a criança levá-la para a vida toda.
A melhor forma de estimular o gosto pela leitura é comprando um livro no qual a criança tenha interesse, assim ela encontrará prazer em ler, melhorando seu vocabulário, sua fala e escrita, para só depois ler por imposição.

Quais são os benefícios da leitura?

A leitura traz muitos benefícios, provoca sentimentos, leva o leitor ao mundo imaginário, ampliando o conhecimento e a criatividade, além de aprimorar o vocabulário, o raciocínio e a escrita.

Dicas e estratégias para despertar a paixão pelos livros em seu filho:

• Seja um Exemplo: O Poder do Exemplo na Formação dos Pequenos Leitores
  • Crie Momentos de Leitura: Como Desligar a TV e Priorizar a Leitura em Família
  • Explore Diferentes Formas de Leitura: Incentive a Variedade de Gêneros e Atividades Literárias
  • Torne a Leitura Divertida: Transformando a Leitura em um Hábito Próprio e Prazeroso
  • Benefícios da Leitura: Como a Leitura Contribui para o Desenvolvimento Cognitivo e Linguístico
  • Projeto Livro Viajante do Colégio Sapiência: Levando a Leitura para Casa e Compartilhando Experiências

Fique por dentro de nossas estratégias para estimular a leitura em seu filho e promover o amor pelos livros desde cedo!